Luiz Antônio Marcuschi e Ângela Paiva Dionísio (Organização)
Beth Marcushi
Cristina Teixeira V. de Melo
Judith Hoffnagel
Luiz Antônio Marcushi
Maria Lucia F. de F. Barbosa
Marianne C. B. Cavalcante
Ângela Paiva Dionísio
APRESENTAÇÃO:
O livro trata a fundo as relações entre a fala e a escrita, a forma de se falar e de entender o texto e também mostra a visão de que os manuais didáticos não abrem espaço para estas questões, e quando dão atenção fazem de forma equivocada.
Na fala e na escrita há o intuito de aprendermos e entendemos o funcionamento da língua na sociedade e em nosso dia- dia.
Essas reflexões ganharam espaço nos anos 90 pelos PCNs(Parâmetros Curriculares Nacionais) que deram à oralidade um lugar de destaque no ensino.
Nós falamos e ouvimos muito mais do que escrevemos, mas, essa pratica não diz nada quando vistas pela sociedade. Todos nós aprendemos a falar primeiro, entramos na escola dominando razoavelmente a língua.
O livro ressalta que a fala vem primeiro e a escrita depois, algo tão natural que não deveria causar estranheza.
Veremos alguns tópicos o que faz uma premissa (conclusão do raciocínio, da ideia).
1- Toda a língua primeiramente vem da forma oral depois vem à escrita
2- Todas as línguas variam tanto a fala como na escrita todas as línguas mudam e deve haver regras para todos os casos.
3- Nenhuma língua esta em crise todas são regradas, tanto a língua escrita e a língua ágrafa (língua falada, língua que não há registros em livros ex: as gírias)
4- Nenhuma língua é primitiva todas tem sua particularidade.
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